O Instagram facilitou a aproximação entre empresas e clientes. Independente do seu negócio, a plataforma pode te ajudar a crescer de modo consciente, fisgar a melhor audiência e converter seus produtos em vendas. Só que, diferente do que quase todo mundo acredita, essa ferramenta de mídia social tem alguns segredinhos. A gente te conta agora.
Comprometimento
Isso significa obter dos usuários o maior número de interações que eles possam ter com a sua conta. Com as novas ferramentas disponíveis, os likes e comentários se converteram em visualizações de stories, compartilhamentos e directs. Estes são os meios mais eficazes de gerar engajamento.
Vídeos
Os vídeos tiveram, no último ano, mais de 2 vezes o número de interações do que de outras postagens. Como primeiro passo, prefira a produção de vídeos. A elaboração de um conteúdo atraente agrada mais os seus seguidores do que posts estáticos. Se não for possível fazê-lo diariamente, mescle com imagens e carrossel.
Hashtags
Recomendamos de 5 a no máximo 10. Ao contrário do que se pensa, o uso excessivo desta ferramenta desestimula o engajamento. O importante é utilizar as hashtags corretas e que permitam a busca dos usuários pelo seu conteúdo. Além disso, crie uma exclusiva para o seu negócio.
Marcações
Assim como acontece com as hashtags, a marcação excessiva em suas publicações prejudica o comprometimento de seus seguidores. Por isso, é importante marcar os usuários corretos, que acrescentam ao seu conteúdo e que possam de fato interagir com você.
Impulsionamento
Crie conteúdos relevantes e mostre ao seu público. É melhor ter uma comunidade pequena de seguidores que interagem do que muitos que não. O instagram é uma das melhores plataformas de publicidade porque as barreiras pra se fazer anúncios foram quebradas. Criam negócios não invasivos, de modos mais autênticos – calor, humano, conexões.
Por fim, siga influenciadores, principalmente os que possuem selo oficial, através de hashtags; crie conteúdos humanos e procure postar até 3 vezes no feed durante a semana; se tiver dúvidas, prefira das 9h as 11h. É um período recomendável para um bom engajamento.