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Como vencer a concorrência na era da comunicação digital

Na fase anterior à invenção da rede mundial de computadores, os produtos eram usualmente consumidos pela população local, em uma região geograficamente menor. Havia, portanto, menos alcance, mas uma maior fidelização.

Atualmente, na medida em que os itens podem ser vendidos pela Internet para qualquer lugar do mundo, sem barreiras territoriais, a dura verdade é que não há maiores razões para aqueles e outros consumidores adquirirem o seu produto ou serviço a não ser pela notória superioridade de sua marca em relação às demais.

Abaixo elencadas algumas dicas que farão com que você formule estratégias para se destacar e vencer a concorrência.

Você precisa se

Foi-se o tempo em que aquele cliente optava sempre pelo pãozinho daquela padaria da esquina ou pelo serviço de eletricista do vizinho. A globalização promovida – dentre outros fatores – pela internet ao alcance da maioria da população, trouxe consigo aquilo que qualquer comprador mais ansiava: o poder de escolha.

Calma, isto não significa que você perderá aquela clientela contumaz, mas apenas que, para mantê-la satisfeita e ainda angariar mais vendas, é imprescindível que você se diferencie de seus concorrentes. 

Oferecer um atendimento melhor, investir em marketing profissional, controlar as taxas de desempenho de sua empresa e agregar valor ao seu produto são algumas das sugestões que formulamos para auxiliar a sua marca a se diferenciar. Confira abaixo.

Analise a sua concorrência

Pode parecer contraproducente ou até de duvidosa intenção este conselho, mas não é. Para superar a concorrência é preciso saber mais sobre ela. Aprender com seus acertos e também com seus erros. Ver o que está dando certo e o que pode ser melhorado – e utilizar estes ensinamentos em seu negócio.

Fazer visitas esporádicas nos websites ou redes sociais daquela marca que está vendendo bem um produto similar ao seu acaba por dar um norte ao seu próprio comportamento. Aproveite para checar o que o público que visita as páginas do seu concorrente acha de positivo e aprenda com esse feedback. Você só tem a ganhar.

Agregue valor a seu produto

Você certamente já ouviu alguém falar que comprou tal produto porque gosta do atendimento que a empresa oferece ou que contratou o serviço daquela agência porque eles dão retorno rápido aos clientes.

Estes são os chamados “deveres anexos” de uma marca. Se bem cumpridos, têm o poderoso condão de criar uma cartela de consumidores satisfeitos e que nem pensam em visitar a concorrência.

Agregar valor ao seu produto não significa investir rios de dinheiro em uma tecnologia superior ou promover campanhas milionárias na televisão, mas sim em dar atenção especial à sensação que você oferece para aquela senhora que liga para a sua central de atendimento ou para aquele homem que deseja trocar um produto com defeito.

A isto damos o nome de experiência do usuário, ou seja, os sentimentos que seu público experimenta quando entra em contato com sua marca. É essencial investir continuamente nesta área. Consumidor feliz não tem porque procurar em outro lugar algo que você já disponibiliza para ele.

Invista em campanhas de marketing 

O potencial cliente precisa conhecer a sua marca, caso contrário de nada adianta seguir as duas primeiras sugestões. Para isto, uma boa estratégia de marketing funciona como uma vitrine para o seu negócio.

Como dito anteriormente, não é preciso um dispêndio financeiro de grande monta, mas sim o uso das ferramentas corretas de alcance que atinjam o alvo desejado.

Como exemplos, podemos citar o impulsionamento pago nas redes sociais Instagram e Facebook e o uso do Gooogle Ads. Não basta, entretanto, pagar por esta publicidade se ela não for direcionada ao público que tem interesse em receber estes anúncios e propensão a tornar-se comprador.

Campanhas de publicidade promissoras são aquelas que atingem as personas de sua marca, isto é, aquele ente semi-fictício que representa o perfil de cliente ideal para você. É nele que você deve focar e é na tela do computador ou celular dele que a sua propaganda deve aparecer.

Monitore os KPIs de sua empresa

Tanto quanto conhecer seus concorrentes, é de suma importância focar a atenção na performance de seu próprio negócio. Os KPIs (indicadores de desempenho) apresentam dados relevantes sobre a taxa de sucesso no alcance de algum objetivo que sua equipe pretenda alcançar.

Leads, conversão, tempo de visitas em sua página, taxa de aceitação e rejeição e pesquisas de satisfação são alguns dos fatores demonstrados no acompanhamento destes indicadores e servem para direcionar as escolhas futuras na gestão de sua empresa.

Ter acesso a estas informações evita a perda expressiva de dinheiro ou de tempo, o que, no mundo dos negócios, dá no mesmo.

Gaste um tempo e treine seus funcionários para que aprendam a acompanhar estas métricas, torne um hábito ter o controle regular do desempenho de seu negócio, em relação a ele mesmo e em relação aos demais.

Agora você está mais pronto para construir a sua própria história de sucesso. Estas são apenas algumas sugestões do que fazer para vencer a concorrência, mas ainda tem muito mais. Se você deseja investir pesado (sem gastar muito) em estratégias profissionais que trarão os resultados que almeja e deixar seus concorrentes para trás, entre em contato com nossa equipe agora. Você ficará surpreso em ver até onde seu negócio pode ir.