A união faz a força. Este ditado popular tem ainda maior relevância quando se trata de firmar parcerias comerciais. Empreendimentos de sucesso sempre carregam consigo uma história de lealdade e comprometimento entre os envolvidos. Pode anotar, cada capítulo desta trajetória está recheado de situações em que a cooperação foi fundamental.
Construa parcerias fortes
Com os negócios virtuais não é diferente. Não bastar contratar alguém para criar seu website, instalar seu e-commerce ou gerenciar suas redes sociais. É preciso que o seu aliado se preocupe com a continuidade e com o resultado daquilo que oferece.
Todos os processos que levam ao êxito de sua atividade como empresa se ramificam em basicamente duas frentes: de um lado vigilância e presteza; de outro, compromisso e interesse.
Comprometimento tecnológico
A primeira se refere ao uso da tecnologia e se consubstancia em acompanhamento de eventuais falhas no sistema, observação de novas técnicas para otimizar o seu espaço virtual e agilidade na resolução dos problemas.
Para exemplificar: é possível que surjam eventuais intercorrências em seu website ou loja virtual que os deixem instáveis ou fora do ar. Para que o infortúnio não comprometa suas vendas, ele precisará ser solucionado imediatamente. E isso só poderá ocorrer se você tiver uma equipe ao seu lado que os esteja monitorando e que seja capaz de solucionar a demanda com agilidade e eficiência. Além disso, é importante esclarecer que todos os sites possuem versões e estas, por sua vez, são constantemente atualizadas. Se você não contar com um parceiro que o mantenha na melhor performance, possivelmente ele será considerado pelos motores de busca como um dos que não se atualiza, resultando em uma maior dificuldade de ser localizado. Isto compromete a visibilidade do seu negócio aos potenciais consumidores.
Foco na conversão
A segunda tem a ver com o que chamamos de conversão, ou seja, com a capacidade que sua página tem de converter-se efetivamente em oportunidade de negócios ou vendas. Você pode contratar alguém que somente instale os comandos necessários para o funcionamento de um espaço virtual, ou pode garantir sua excelência firmando tratativas com profissionais dedicados ao seu sucesso, ou seja, que tenham compromisso e interesse com a sua empresa.
Vamos a mais dois exemplos do que me refiro: Landing Pages (páginas de conversão) não precisam ser apenas mais uma página. Elas podem ser implantadas com ferramentas de acompanhamento de visitas, o que as torna mais lucrativas porque lhes garante maior poder de visibilidade. Uma agência comprometida não só instalará estas funcionalidades, mas as acompanhará e fará as alterações que se façam necessárias para garantir que mais pessoas e empresas o encontrem.
Engajamento permanente
Por fim, quando o assunto é a gestão de suas redes sociais, você pode optar por contratar uma equipe que faça publicações aleatórias ou uma que se fidelize ao seu negócio. Isto significa atuar com o escopo de atrair seguidores engajados e produzir um conteúdo de qualidade. Se esta for a sua escolha, é imprescindível que haja comunicação e confiança com os agentes. Afinal, um constante e pontual fluxo de repasse de materiais e aprovação de projetos é ingrediente essencial para a promoção de uma marca. Do contrário, perde-se o “timing” das publicações, o engajamento dos seguidores e por consequência ocasiona o engessamento de suas mídias de comunicação social.
Por isso, seja qual for o seu ideal, crie uma história de sucesso para a sua empresa: procure uma agência que tenha como propósito crescer ao seu lado e em quem você possa confiar, seu negócio agradece!