Ir para o topo
Endereço Comercial
Green Office Caixeiros
Rua Mostardeiro, 777 - 14º andar
Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fale Conosco
(51) 99963-4322

O poder da linguagem no Marketing Digital.

Está lá no dicionário: linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.

 
Desde os primórdios, o ser humano precisou se comunicar. É da sua natureza, somos seres sociáveis. E a linguagem, qualquer que seja, é o instrumento mais eficaz para estabelecer conexão entre as pessoas.
 
Dentre as várias formas de comunicação, a que mais interessa ao tema de hoje é, notadamente, a verbal. Não se preocupe, trataremos do impacto aos olhos em um post próximo.
 
Um bom redator deve despertar no leitor a sua atenção ao conteúdo proposto, para que se interesse por lê-lo, sinta desejo em adquiri-lo e assim, seja impulsionado a agir. Não é uma fórmula mágica, mas é eficaz.
 
O método A.I.D.A, acima descrito, é muito utilizado nos trabalhos de copywriting que, nas palavras do escritor Paulo Maccedo, “é o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano”. Em um conceito simples, o trabalho do copywriter é aplicar as palavras corretas e mais persuasivas com foco em guiar a audiência na tomada de uma decisão.
 
Foi elaborado a partir de um estudo aprofundado de como o cérebro humano funciona. A intenção deste artigo não é esgotar a matéria, mesmo porque ela sequer se encerra, já que diuturnamente a sociedade se altera, por ser naturalmente dúctil, e junto a ela as formas de se expressar.
 
Ainda assim, ele é desenvolvido por uma premissa básica: provocar gatilhos mentais no interlocutor. Estes, por sua vez, são induções ao cérebro para que ele aja de modo mais acelerado e consciente.
 
Pedro Superti, um empresário e youtuber gaúcho extremamente talentoso, leciona que o desejo gera ação. Este primeiro é alimentado por fluxos, assim divididos: informação (ensinar o seu cliente acerca do seu produto ou serviço); imagem (utilizar os meios corretos de criar um ideal sobre aquilo na mente do consumidor) e emoção (a capacidade de gerar sentimentos fortes nele). Estes ganchos invariavelmente levam ao desejo, o que, para nós, empreendedores, é a conversão dos leads em oportunidades efetivas de negócio.
 
O cérebro humano é uma máquina com sentimentos. Segundo ele, os amplificadores deste desejo perpassam por sete direções: pertencimento; transformação; frustração; diferenciação; propósito; exclusividade e novidade. Todos eles provocam reações positivas e negativas que prometem elevar a vontade de adquirir o que você oferece.
 
Não iremos adentrar em cada um deles neste momento, mas o que você precisa saber é que criar um relacionamento com a sua audiência é a chave para o sucesso. Fazê-la se sentir “parte do grupo” é primordial, assim como demonstrar, com propriedade, a transformação que o seu produto ou serviço é capaz de gerar na vida dela.
 
Este impacto positivo que desejamos criar é nutrido – por incrível que pareça – também com sensações incômodas de não querer mais estar no mesmo lugar ou na mesma situação.
 
Demonstre ao seu potencial cliente que você também tem falhas e é humano, pois isso cria empatia, algo tão caro hoje em dia. Estabelecer relações sólidas requer a retirada da veste de “está tudo sempre muito bem” entre os envolvidos.
 
O ser humano é uma espécie senciente e é esta característica que aproxima as pessoas. Um dos modos de provocar reações é justamente a forma verbal de se comunicar.
 
Nosso elemento central neste momento é a escrita. É um erro muito comum acreditar que os sentimentos são despertados somente com imagens. Não é por acaso que existe o dito popular: “as palavras têm força”. Quando criado, ele não se referia exclusivamente ao som, mas a todas as opções que ela pode se desenvolver.
 
Narrar histórias em um livro que criem uma identificação com seu leitor é tão relevante quando conta-las a uma plateia, mas também é mais árduo. O uso adequado das palavras não é tarefa fácil, mas pode ser aprendido.
 
No ramo em foco, o marketing digital, as palavras corretas permitem que seu potencial cliente se identifique com você e com a sua marca, sinta emoção ao ler aquilo que você escreve e se torne um consumidor satisfeito com seus produtos, já que são capazes de gerar engajamento justamente porque conectam.
 
Trabalhar de modo proveitoso todas essas ideias é um degrau promissor para o seu negócio, faça o teste! Se precisar, estamos aqui para auxiliá-lo a descobrir o maravilhoso mundo das palavras.